Lembranças


Hoje inicio com uma pergunta: a quanto tempo nessa correria desenfreada que atualmente encontra-se a sociedade, você não aprecia a beleza de uma nova manhã? Cá estou eu sentada à frente de minha janela admirando um novo amanhecer e recordando as inúmeras vezes que o amanhecer mudou minha vida. Apreciar uma nova manhã tem a capacidade de renovar nossas forças e tornar especial a ideia de começar de novo, mesmo que seja uma segunda-feira.
Já perceberam que toda xícara de café - seja ele puro, com leite, cappuccino ou qualquer uma das demais misturas feita com ele - tem o sabor de renovação? Acalenta e acalma, te renova as forças, te prepara para as "lutas" diárias.
O dia hoje amanheceu lindo. Não sei se era realmente um belo dia ou se a fumaça quente do meu café formava um filtro trazendo esta bela aparência sobre ele. Fato é que a mim trouxe recordações únicas que merecem minimamente ser compartilhadas para demonstrar o quanto experiências esplêndidas podem vir dos lugares mais inesperados.
Sabe aquele dia que você tem tanta coisa pra fazer que fica na dúvida se faz ou desiste? Esse era um desses. Nos juntamos, e, como sempre, fizemos tudo o que havia de ser feito e na hora de irmos embora, esgotadas dentro do carro, lembramos que tínhamos estômago, mas já não havia lugares abertos. Quase desistimos quando nos deparamos com um posto de gasolina: "Vamos abastecer, pois a viagem de volta é longa". Neste momento vimos loja de conveniências do posto e pensamos: Vamos tomar um refri? E fomos... Mas ao adentrar no estabelecimento vimos uma máquina de café expresso e pensamos "eu tomaria", e... tomamos. Ali foi o momento CAFÉ MÁGICO DA BR MANIA. Olha que experiência boa! O cappuccino era encorpado e saboroso, o estabelecimento era limpo e silencioso, os atendentes eram simpáticos e fizeram com que nos sentissemos bem. Pedimos um pequeno croissant pra acompanhar e foi outra surpresa. Também era saboroso e acolhedor e tivemos uma ótima experiência de café num lugar improvável.
E a beleza da manhã de hoje me recordou esta história, pois me mostrou que sempre podemos esperar surpresas agradáveis de todos os lugares que estamos ou adentramos, e, também de um dia que amanhece belo, renovando em suas energias. Claro que  quando essas surpresas aparecem, a companhia faz toda a diferença. Estar em sintonia com a pessoa ao seu lado torna a experiência ainda mais relevante e as lembranças muito mais saborosas. Estar perto e "ser perto" pode não ser visto em livros de língua portuguesa mas devem ser encarados como sinônimos nas amizades. Elas iluminam nossa vida e fazem toda a diferença no nosso dia a dia. Ser amigo e ter amigos é algo especial, e perceber em uma linda manhã que você tem lembranças felizes com eles é algo mágico e especial, digno de se contar a todos e esperar que eles regozijem perante tal afirmação.
Neste dia belo valeu a pena aquele gole de café  nostálgico na janela que me trouxe a lembrança de um delicioso dia, de um delicioso café e da mais estimada amizade.
O local onde está situado o bom café que tomamos é Benfica, na zona central da cidade do Rio de Janeiro, local em que a alta aristocracia burguesa carioca viveu por muito tempo pela proximidade com o bairro imperial de São Cristóvão, e, embora hoje esteja bem abandonado, ele possui a CADEG um mercado de compras onde você encontra um ótimo café e uma torta inesquecível - sobre os quais falaremos em outro momento - comida de qualidade, ótimos produtos e o conjunto arquitetônico prefeito Mendes de Moraes que possui painéis assinados por Roberto Burle Marx e Cândido Portinari são algumas das peculiaridades do bairro. o posto BR localiza-se no número 1110 da Rua Professor Olímpio de Melo, Benfica, e está aberto diariamente pra receber aqueles que queiram provar e comprovar as delícias que eles têm a oferecer.

Lembro de uma poesia que há muito ouvi e que me marcou por muito tempo. Ela não fala de café, mas fala de amizade, o que é quase a mesma coisa:

Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passa
Tantas retaliações, tanto perigo 
Eis que ressurge noutro o velho amigo 
Nunca perdido, sempre reencontrado. 
  
É bom sentá-lo novamente ao lado 
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado 
E como sempre singular comigo. 
  
Um bicho igual a mim, simples e humano 
Sabendo se mover e comove
E a disfarçar com o meu próprio engano. 

O amigo: um ser que a vida não explica 
Que só se vai ao ver outro nascer 
E o espelho de minha alma multiplica...
                      
Vinicius de Moraes.


Antigo BR Mania de Benfica. Atualmente no local funciona uma Store Conveniências

Nenhum comentário:

Postar um comentário